A Disciplina de Genética teve início em 1966, com a implantação do Setor de Genética Humana no âmbito da Disciplina de Histologia da Escola Paulista de Medicina. Para dirigir esse Setor, foram convidadas as biólogas Heleneide de Souza Nazareth e Joyce Duffles Andrade.
Esse Setor foi criando no mesmo ano da implantação do Curso de Ciências Biomédicas na Escola Paulista de Medicina, idealizado pelo Professor José Leal Prado de Carvalho, Professor Titular do Departamento de Bioquímica da Instituição. O curso foi concebido com o objetivo de formar profissionais qualificados para o ensino e a pesquisa nas áreas básicas da Medicina e das Ciências Biomédicas.
Nesse contexto, diante do rápido avanço da Genética naquele período — marcado pelo surgimento da Citogenética Humana — o Prof. Leal Prado, em conjunto com os Professores Nylceo Marques de Castro e Antonio Cechelli de Mattos Paiva, identificou a necessidade de criar um Serviço de Citogenética voltado tanto à assistência quanto à pesquisa, e assim, foi criado o Setor de Genética Humana.
Em 1972, sob a liderança da Profa. Dra. Heleneide de Souza Nazareth e com o apoio dos sucessivos Chefes do Departamento de Morfologia, Profs. Drs. José Cassiano de Figueiredo e José Carlos Prates, foi oficialmente implantada a Disciplina de Genética, visando atender à crescente demanda por ensino dessa área nos diversos cursos de graduação.
Atualmente, a Disciplina de Genética conta com seis Professores, todos eles docentes credenciados no Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional.