A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) se destaca como uma das universidades públicas mais prestigiadas do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência do ensino, pesquisa e extensão. Fundada em 1994, a partir da fusão de instituições renomadas como a Escola Paulista de Medicina (EPM), a UNIFESP se consolidou como um centro de conhecimento de ponta, formando profissionais altamente qualificados em diversas áreas do saber. A Escola Paulista de Medicina, por sua vez, foi fundada em 1933, sendo uma das mais renomadas escolas médicas do país, contando com o Hospital São Paulo (HSP) como seu principal campo de estágio, assim como os ambulatórios e serviços que fazem parte de sua estrutura. O HSP foi fundado em 1940 e é reconhecido como o primeiro hospital escola do Brasil a ser especificamente construído para essa finalidade.
Neste contexto, o Programa de Residência Médica em Genética Médica da UNIFESP foi implantado pelo Prof. Dr. Decio Brunoni e teve seu credenciamento provisório aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) em 2003, passando a integrar a Comissão de Residência Médica (COREME) da Escola Paulista de Medicina e tendo o seu credenciamento definitivo em 2007. O Programa oferece duas vagas anuais para médicos residentes com bolsas provenientes do Ministério de Saúde.
Organizacionalmente o Programa de Residência faz parte da Disciplina de Genética Médica, que por usa vez faz parte do Departamento de Morfologia e Genética da EPM/UNIFESP. As atividades do Programa se desenvolvem em dois núcleos ambulatoriais prioritários, o Centro de Genética Médica Dr. Decio Brunoni (CGM) e o Centro de Referência em Erros Inatos do Metabolismo (CREIM), além das atividades nos diferentes setores do Complexo Hospital São Paulo, como UTI Neonatal, UTI Pediátrica e diversos ambulatórios de especialidades nas quais a genética é amplamente presente (por exemplo, reprodução humana, medicina fetal, oftalmogenética, neurologia, neuropediatria, endocrinologia pediátrica e imunologia). Também fazem parte das atividades dos residentes estágios em instituições externas, incluindo o Hospital AC Camargo, a AACD e laboratórios como DASA e DLE.
Os residentes têm como foco primário uma formação clínica sólida, sendo capacitados para atuar em todas as frentes da especialidade, além de serem treinados para análise de testes genômicos e estimulados à pesquisa. Ao longo de 20 anos de história foram formados mais de 30 médicos especialistas que atuam em múltiplos setores da genética, em diversos estados brasileiros e também fora do território nacional.
Responsável pelas informações: Prof. Dr. Decio Brunoni, Dr. Rodrigo Ambrosio Fock e Profa. Débora Gusmão Melo
Supervisão do PRM: Profa. Dra. Débora Gusmão Melo e Dr. Eduardo Perrone
Médicos assistentes e/ou colaboradores: Profa. Dra. Ana Maria Martins, Dra. Ana Luiza Pilla Luce, Dra. Cecília Micheletti, Dra. Fernanda Teresa de Lima, Dra. Giovanna Napolitano Pereira Ribeiro, Dr. Marco Curiati, Dr. Rodrigo Ambrosio Fock, Profa. Dra. Simone Brasil de Oliveira Iglesias
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Ano de início do programa: 2004
Número de vagas oferecidas anualmente: 02 vagas
Número de médicos que finalizaram o programa: mais de 30 (até 2025)
Site da COREME: https://coreme.unifesp.br/